impressora

printer impressora


Periférico do computador que reproduz, em papel ou em algum outro meio (como o acetato), textos ou imagens geradas pelo computador. As impressoras podem ser classificadas de diversas maneiras. A diferenciação mais comum é entre as impressoras de impacto versus impressoras sem impacto. As impressoras de impacto golpeiam o papel e são melhor exemplificadas pelas impressoras matriciais e impressoras de margarida; as impressoras sem impacto englobam outros tipos de mecanismo de impressão, incluindo as impressoras a laser, impressoras a jato de tinta e impressoras térmicas. Há outras classificações possíveis, entre as quais:

  • Tecnologia de impressão: no caso dos microcomputadores, as tecnologias mais importantes são as matrizes de pinos, a jato de tinta, o laser, o calor (impressoras térmicas) e, já um tanto desatualizadas, as margaridas e os dedais. As impressoras matriciais também podem ser subclassificadas conforme o número de pinos do cabeçote de impressão – 9, 18, 24, e assim por diante.
  • Formação dos caracteres: caracteres complexos, feitos de linhas contínuas (por exemplo, como os que são produzidos pelas impressoras de margaridas) versus caracteres de matrizes de pontos, compostos por padrões de pontos (como os produzidos pelas impressoras matriciais, impressoras a jato de tinta e impressoras térmicas). As impressoras a laser, embora sejam, tecnicamente, impressoras matriciais, costumam ser consideradas impressoras de caracteres completos, pois sua saída é muito nítida, com pontos extremamente pequenos e compactos.
  • Método de transmissão: transmissão paralela (byte a byte) versus transmissão serial (bit a bit). Estas categorias se referem ao meio pelo qual a saída é enviada à impressora, não tendo qualquer relação com características mecânicas. Muitas impressoras podem ser adquiridas nas modalidades serial ou paralela, e outras oferecem ambas as opções, o que aumenta muito a flexibilidade de instalação.
  • Método de impressão: caractere a caractere, linha a linha, ou página a página. As impressoras de car UNIX. Norma do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) que define um conjunto de serviços de sistemas operacionais. Os programas que obedecem ao padrão POSIX podem ser portados com facilidade de um sistema para outro. O POSIX se baseou nos serviços do UNIX, mas foi criado de modo que pudesse ser implementado por outros sistemas operacionais.